terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Pirata é a mãe!

yoda_pirate_wallpaper Mais uma vez volto a essa questão. Me incomoda muito ver quantos artistas, que já batalharam tanto pra ver suas músicas executadas nas rádios, agora que podem atingir seu público de maneira sólida e sem atravessadores, chamando os fãs de piratas e até ladrões. Tudo que o Leoni expõe no seu E-book e no blog Música Líquida, chega a ser absurdamente óbvio, então por que a grande maioria ainda não enxerga assim? Vejo gente que sempre foi super bem informada, falando que o rock (ou música em geral) vai morrer porque não vai ser mais rentável?! E a música antigamente, no tempo em que se ter uma vitrola em casa era coisa para ricos, sobrevivia como? Estamos numa Era em que o músico volta a ter contato direto com seu público e sempre houveram diversas formas que permitiam aos artistas viverem de sua música, a questão agora é encontrar a mais nova. O que não dá pra entender é esse processo maluco em que o artista desconhecido grava, faz de tudo pra tocar nas rádios, uns chegando a distribuir CDs a preço de custo, outros agregando seu CD ao ingresso do show... e quando ficam famosos, com cachês absurdos e show lotados, vem querer reprimir os fãs que querem ouvi-lo e divulgá-lo!!! Ô imbecil, quando você põe trava contra cópia no seu CD está evitando sua divulgação, mané!
    Me senti ofendido, quando tentei copiar o CD de Marisa Monte para ouvir no meu MP3 e o troço lá me deu um não como se eu estivesse tentando roubar alguma coisa. Com tantas formas de se lucrar com a internet, através de anúncios, links patrocinados, taxas de download nos celulares e modems de internet móvel... fico realmente tentado a vetar artistas que "não querem" ser ouvidos, divulgados e comentados.
    Antigamente era assim: antigamente eu te ouvia na rádio, gravava na fita, ouvia no carro, no antigo walkman, quando gostava, comprava o disco e pagava pra ir ao show, depois gravava a fita pra um amigo que iniciava outro processo...
    Agora é assim: Quer me dar a música pra ouvir? Se gostar compro e vou aos shows, se prefere me chamar de pirata, vai a merda com tua música, pois tem muita gente boa, dando de graça o que você quer vender. E não me venha com essa de dar uma amostra sem qualidade num streaming, quero ouvir com qualidade, pra virar fã, comprar o CD com encarte, DVD, etc... e divulgar pra os amigos. Se você não quer divulgar seu trabalho assim, volta a bater na porta das rádios pedindo "por favor, toca meu cd..."

pirataria-e-o-meio-ambiente

Um comentário: